Facilita Energia Solar

Seminário realizado em Pirapora destacou a evolução da energia solar em Minas Gerais

Seminário realizado no auditório da ACI em Pirapora com participação de empresários do setor e autoridades públicas e privadas, mostrou como energia fotovoltaica facilita na redução de custos nas empresas

Seminário sobre energia fotovoltaica realizado no último dia 26 de maio com a presença de empresários de Pirapora e região, teve como foco o Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais. Com iniciativa do Sebrae, Governo de Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) teve como principal objetivo capacitar empresas que desejam instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos para geração de energia elétrica solar.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pirapora (Aciapi), Witer Alves de Souza Morais, o evento cumpriu com o objetivo que era explanar sobre o assunto, mostrando as vantagens da energia solar fotovoltaica que contou com a presença de Marcelo Felisberto, proprietário de hotel na cidade que destacou. “Começamos a usar a energia fotovoltaica em novembro de 2016. Conseguimos atingir nosso objetivo que era reduzir em 80% a conta de energia. Além dessa economia, consideramos que a contribuição para a preservação do meio ambiente também é muito importante”.

Segundo João Paulo Palmieri, coordenador estadual do setor de energia Sebrae Minas. “A energia fotovoltaica é aquela obtida pela conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica (fundamental neste processo de conversão) dispositivo fabricado com material semicondutor”.

Ainda de acordo com Palmieri o Sebrae se comprometeu a oferecer todo apoio aos empresários interessados em utilizar a energia. “O empresário interessado em utilizar a energia fotovoltaica de forma estruturada terá todo o suporte dos especialistas do Sebrae. Vamos trabalhar com empresários de Pirapora e região que estejam interessados em sustentabilidade e as vantagens da energia solar fotovoltaica”, explica.

O analista do Sebrae em Pirapora, Wanderson Rodrigues, explicou que o seminário foi uma oportunidade para que os empresários da região conhecessem essa nova fonte de energia de forma a facilitar na redução de custos. “O objetivo é mostrar as vantagens de se implantar uma energia limpa e sustentável em suas empresas. Oportunidade de conhecer como é a implantação, o funcionamento e as vantagens do uso da energia fotovoltaica”.

O Seminário contou também com a presença do especialista no assunto, Rodrigo Sauaia – Presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Segundo Rodrigo, a Absolar participou como apoiadora do lançamento do Programa Energia Fotovoltaica, iniciativa estruturada pelo Sebrae-MG, Fiemg e Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de incentivar o uso de energia solar fotovoltaica por micro e pequenas empresas das regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas Gerais.

Na foto: deputado Gil Pereira, presidente da Comissão Minas e Energia; Geovane Câmara, publicitário; Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; Clésio Robert Caldeira, profissional de marketing; e Madjer Patrick Silveira Athayde, engenheiro eletricista.

Rodrigo Sauaia, apresentou as perspectivas e oportunidades da geração distribuída e centralizada solar fotovoltaica no Brasil e em Minas Gerais, estado que atualmente é o 1° colocado no ranking nacional da geração distribuída solar fotovoltaica e 2° colocado no ranking nacional da geração centralizada solar fotovoltaica e com enorme potencial a ser explorado.

O evento contou ainda com a presença do deputado Gil Pereira que falou da importância do evento realizado em Pirapora. “Agradeço ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Pirapora (Aciapi), Witer Alves de Souza Morais, pelas palavras de reconhecimento em relação ao meu trabalho em cima do estímulo à energia fotovoltaica, tecnologia tão importante para o desenvolvimento do Norte de Minas. ”

O evento faz parte de uma série de ações definidas entre o Sebrae, a Fiemg/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em um Protocolo de Intenções, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do setor energético em Minas Gerais.

Divulgação: ACIAPI, Gazeta Norte Mineira.

Sair da versão mobile