Facilita Energia Solar

Quantidade de energia solar instalada dispara no Brasil

Energia Solar supera 11 mil conexões no país segundo ANEEL

Quantidade de energia solar instalada dispara no Brasil e supera 11 mil conexões segundo informações da ANEEL

Em 2016 o Brasil possuía 7.691 sistemas fotovoltaicos instalados. Para o final de 2017, a previsão é que chegue a 26.857 sistemas instalados.

Segundo informações do setor, a previsão é que em 2020 tenha aproximadamente 174 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

ANEEL – Número de conexões instaladas e consumidores que recebem créditos

Com a comprovação de que a tecnologia fotovoltaica facilita mesmo a ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA e com a redução do preço do sistema, levando ainda em consideração o tempo de retorno ao investimento, cresce a quantidade de pessoas interessadas em instalar a usina solar pelo sistema On Grid, conectado à rede da concessionária.

A previsão é que a maior parte das instalações permanecerão nas classes residenciais, seguido pela comercial e outras conexões vem em seguida, como as industriais, rurais e setores públicos, totalizando 3,2MW até 2024. Atualmente supera 164.060,63 kW total no país, segundo informações atualizadas pela ANEEL.

ANEEL – Projeção dos sistemas a serem instalados por classificação

A economia é o principal motivo da aquisição do sistema, no entanto muitos interessados estão investindo, de olho na valorização do empreendimento e o reconhecimento sustentável, já que se trata de tecnologia de fonte de energia renovável, que não polui em sua geração.

O crescimento das instalações possibilitará vários outros benefícios para o Brasil, principalmente a segurança quanto a possibilidade de anular uma provável crise energética, já que passamos por momentos de escassez hídrica que afeta a geração de energia produzida pelas hidrelétricas e isso tem preocupado os governantes e a população do país.

Com as usinas fotovoltaicas em crescimento não haverá mais preocupação quanto à possibilidade de queda no fornecimento de energia. Ganho para o consumidor e para o país, pois a usinas substituem as opções de geração de fontes fósseis, que são bem mais caras, grandes poluidores e que contribuem para o aquecimento global.

Segundo a ANEEL o crescimento das usinas é de 300% ao ano, o que anima mais o setor, possibilitando abertura de mais oportunidade de empregos na área principalmente nos estados que tem maior número de usinas instaladas. As atividades mais procuradas vão desde o setor de vendas, instalação e manutenção, incluindo a contratação de engenheiros.

Estados brasileiros que tem mais usinas instaladas segundo informações da ANEEL:

Ranking dos estados que mais investem na tecnologia solar fotovoltaica

A figura mostra o estado de Minas Gerais em primeiro lugar como sendo o estado com maior número de sistemas instalados distribuído quanto a sua classificação:

Quantidade de usinas instaladas no estado de Minas Gerais por classe

Em relação as cidades com número de instalações, a cidade de Montes Claros aparece em 13º com 125 sistemas dentre as 20 com maior número de sistemas.

Esse número vem crescendo pelo fato da região ser privilegiada com um dos maiores índices de radiação solar do país e por Minas Gerais possuir uma das tarifas de energia mais caras do estado, sendo outro fator que justifica a procura pela tecnologia.

Quantidade de usinas instaladas em todo o Brasil segundo a ANEEL

O crescimento das usinas instaladas no Brasil é comemorado por todos os envolvidos: como os empreendedores do setor solar, que contribuem para o aumento da oferta de emprego; os consumidores que adquirem o sistema, buscando economia; os que contribuem para facilidade de aquisição, como as instituições bancárias e órgãos públicos que oferecem facilidades como: isenção de impostos, financiamentos e sistemas de consórcios.

Adaptado por Clésio Robert Caldeira | Diretor de Marketing – Facilita Energia Solar

Fontes de informações: BlueSol e ANEEL

Sair da versão mobile