Governo anuncia mais crédito para energia solar
Governo anuncia mais crédito para energia solar micro e minigeração
Governo anuncia mais crédito para energia solar micro e minigeração através da abertura de novas linhas de financiamento para energia solar fotovoltaica, o que facilita mais instalação de novas usinas residenciais e comerciais.
Através de fundos constitucionais, serão financiados cerca de R$ 3,2 Bilhões em projetos nas regiões atendidas pelo Banco do Nordeste (BNB), como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.
Uma reunião marcada para o próximo dia 4 de abril, com conselhos deliberativos das agências de regionais, entre elas a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), deverá discutir sobre a aceitação das novas condições de financiamento.
O BNB ainda está aguardando informações do Governo Federal para poder divulgar mais detalhes e afirmou que não irá se pronunciar até a confirmação do projeto, em abril.
Enquanto isso as taxas do BNB seguem sendo as mais atrativas, com juros anuais de 6,24% e 12 anos para o pagamento de empréstimos, incluindo quatro anos de carência.
Segundo atualização dos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), registrada no fim do mês de fevereiro deste ano, existem 680 projetos de mini e microgeração de energia solar no Ceará, com a potência instalada de 12,8 megawatts MW.
No último balanço da Absolar, em dezembro de 2017, haviam 682 projetos, mas esse número oscila constantemente.
A potência instalada no Estado do Ceará representa 6,17% de toda a geração para o setor no País, atrás de Minas Gerais (50,7 MW), Rio Grande do Sul (30,2 MW) e São Paulo (26,8 MW).
Fontes: Ambiente Energia e Diário do Nordeste
Photovoltaic solar energy, solar power