Facilita Energia Solar

Energia solar facilita inclusão energética no Brasil

Facilita Energia Solar

Energia solar segue firme como fator principal de inclusão energética no Brasil segundo informações da ANEEL.

Apesar do Brasil dominar a tecnologia de geração de energia por fontes renováveis como as hidrelétricas, no país ainda há um grande contingente de brasileiros sem luz elétrica.

Recente estudo levantado pela ANEEL aponta que 1 milhão de residências brasileiras não possuem energia elétrica. Muitas das famílias retratadas no estudo moram em lugares isolados do país, comunidades ribeirinhas na região norte do Brasil, zonas rurais, no grande sertão, entre outras regiões.

A população brasileira não atendida pela energia elétrica é composta por cerca de 2,7 milhões pessoas, segundo o IBGE. A totalidade dessas pessoas é equivalente ao tamanho de toda a população da capital do Estado da Bahia, Salvador. Somente 170 municípios brasileiros têm todas as suas residências ligadas ao fornecimento de energia elétrica. Os outros 5.394 convive com a escuridão no cair da noite.

Conforme o mapa global da “SolarGIS” sobre irradiação solar, vemos que as áreas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio recebem a maior incidência solar no planeta Terra. Os altos níveis de radiação solar facilita uma grande capacidade para a produção de energia solar.

Nível de insolação mundia segundo informações da SolarGis.

Esse potencial energético é pouco explorado no Brasil, apesar do país ser favorecido por sua localização geográfica. Se toda energia produzida a partir da incidência solar fosse aproveitada, teríamos grandes ganhos de economia nas faturas de energia elétrica das residências e empresas.

A revolução energética aumentaria a concorrência neste livre mercado nos setores dos derivados de petróleo, das estatais falidas, das empresas privadas que atuam no mercado blindadas da concorrência, elevaria a oferta da produção energética proporcionando a queda dos preços no mercado brasileiro

Nível de irradiação solar facilita energia solar no Brasil. SolarGis.

Para o Brasil ser uma potência energética no ramo solar é necessário desregulamentar o mercado brasileiro, permitir que novos agentes econômicos possam produzir energia elétrica, reduzir ou zerar todos os impostos dos materiais solares para facilitar o desenvolvimento da nova indústria, ter linhas de créditos com juros baixos e mão de obra qualificada para o novo ramo.

A energia solar incluiria mais famílias no novo mercado, a nova tecnologia possibilitaria a geração de novas riquezas, capaz de transformar áreas improdutivas em produtivas com sistemas de irrigação alimentados por ela. O livre mercado de energia solar seria o pilar fundamental no desenvolvimento do país.

Fonte: https://www.institutoliberal.org.br/blog/a-energia-solar-e-a-inclusao-energetica-no-brasil

Sobre o autor: Mateus Menezes do Nascimento é Graduado em História pela Universidade de Franca, Especialista pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” e graduando em Geografia pela Universidade de Uberaba. Suas pesquisas se concentram na área de Gestão Pública, instituições políticas brasileiras, concepções econômicas da Escola Austríaca, pensamento conservador, liberal e mentalidade revolucionária.

Sair da versão mobile