Energia solar fotovoltaica domina crescimento sobre outras fontes geradoras de energia elétrica
Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), a geração de energia solar com sistema fotovoltaico cresce exponencialmente a cada ano, superando qualquer outra forma de geração de energia.
Esse crescimento se dá principalmente pelo impulsionamento vindo da China, que representa metade da expansão, somando 165 gigawatts de energia solar disponibilizada para outros países do planeta.
Isso favorece a redução de preços sobre os equipamentos tornando a fonte de energia mais barata em todo o mundo. No Brasil o custo de instalação de equipamentos de energia solar caiu 50% nos últimos dois anos, e continua caindo mas com tendência de estabilização.
Países como a China já ultrapassou a meta de reduzir o uso de energia fóssil com aumento de 15% para utilização de fontes renováveis prevista para 2020. Considerando a soma da capacidade total de energia solar fotovoltaica investida. Tornando-a líder mundial também em outras fontes como hidrelétrica, bioenergia para eletricidade e calor, e veículos elétricos.
China, Estados Unidos e Índia representarão dois terços da expansão das energias renováveis no mundo até 2022.
A índia provavelmente irá competir com os Estados Unidos nessa disputa como segunda maior taxa de crescimento.
De acordo com a AIE, energia solar fotovoltaica é a que detém maior avanço pelo mundo.
Só para se ter uma ideia, o carvão levou cerca de 80 anos para atingir o patamar atual e as fontes renováveis já superou a metade da capacidade global do carvão e a previsão é de ultrapassar 1000 GW até 2022.
Segundo o diretor executivo da AIE, Dr. Fatih Birol, “O que testemunhamos é o nascimento de uma nova era da energia fotovoltaica. Esperamos que o crescimento da capacidade fotovoltaica solar seja maior que qualquer outra tecnologia renovável até 2022.”
Fontes:
Photovoltaic solar energy, solar power