Energia solar cresce mais que combustível fóssil
A energia renovável cresceu mais rápido do que qualquer outro combustível em 2016, abrindo uma nova era para a energia solar
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a nova capacidade de energia solar aumentou 50% no ano passado, com a China representando quase metade da expansão global, de acordo com a última análise e previsão do mercado de energia renovável.
Pela primeira vez, as adições de energia solar aumentaram mais rapidamente do que qualquer outro combustível, superando o crescimento líquido do carvão.
Impulsionados por um forte mercado de energia solar fotovoltaica, as energias renováveis representaram quase dois terços da nova capacidade de energia líquida em todo o mundo no ano passado, com quase 165 gigawatts (GW). De acordo com o novo relatório, Renewables 2017. As renováveis continuarão a crescer nos próximos anos. Até 2022, a capacidade de energia renovável deve aumentar em 43%.
“Verificamos que as energias renováveis crescerão em cerca de 1.000 GW até 2022, o que equivale a cerca de metade da atual capacidade global de energia do carvão, que levou 80 anos para construir”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE. “O que estamos testemunhando é o nascimento de uma nova era da energia solar. Esperamos que o crescimento da capacidade de energia fotovoltaica seja maior do que qualquer outra tecnologia renovável até 2022.” Ressaltou Birol.
China
A China já ultrapassou a meta de energia solar fotovoltaica de 2020, três anos antes do tempo previsto.
Hoje, a China representa metade da demanda global de energia solar, enquanto as empresas chinesas representam cerca de 60% da capacidade anual total de fabricação de células solares globalmente. Como tal, os desenvolvimentos de mercado e políticas na China terão implicações globais para a demanda, oferta e preços de energia solar.
Na previsão de casos principais da Renováveis 2017, a capacidade total de energia solar em todo o mundo atinge 740 GW até 2022 – mais do que as capacidades combinadas de potência total da Índia e do Japão hoje.
Índia
Em 2022, a capacidade de energia renovável na Índia será mais que o dobro. A energia solar e a eólica juntos representam 90% do crescimento da capacidade da Índia. Este crescimento é suficiente para ultrapassar a expansão na União Européia.
Estados Unidos
Apesar das incertezas políticas, os Estados Unidos continuam sendo o segundo maior mercado de crescimento para as energias renováveis. Os principais impulsos para a energia eólica e solar – como os incentivos fiscais federais plurianuais, combinados com padrões de energias renováveis, bem como políticas estaduais para energia solar distribuída – continuam fortes.
Ásia e África
O relatório também fornece análises detalhadas sobre o consumo de energia renovável de carros elétricos e a implantação da energia solar na África e Ásia estão em pleno desenvolvimento. A capacidade nessas regiões mais do que triplicaram e pelas previsões, alcançará mais de 3000 MW em 2022, principalmente nas aplicações industriais, impulsionados por programas de eletrificação do governo e iniciativas do setor privado.
Embora isso represente menos de 5% da capacidade total de energia solar fotovoltaica instalada em ambas as regiões, o impacto econômico é, no entanto, significativo e traz serviços básicos de eletricidade para quase 70 milhões de pessoas no desenvolvimento da Ásia e África para os próximos cinco anos.
Brasil
O Brasil tem sido fundamental com sua parcela de contribuição nas renováveis com resultado de seus esforços para aumentar o consumo sustentável de biocombustíveis de acordo com seu objetivo nacional para 2030.
Previsões promissoras para os próximos anos
O consumo de fontes renováveis perincipalmente a solar, deverá duplicar nos próximos cinco anos, com quase 30% de seu consumo em 2022, acima de 26% hoje.
Os veículos elétricos desempenham um papel complementar com os biocombustíveis, que representam 80% do crescimento do consumo de energia renovável nos transportes.
Até 2022, espera-se que a geração de energia renovável global cresça mais de um terço para mais de 8000 terrawatts por hora, igual ao consumo de energia total da China, Índia e Alemanha combinados. Como resultado, a participação das energias renováveis na geração de energia atingirá 30% em 2022, antes 24% em 2016.
Na China, Índia e Brasil, a parcela da geração variável deverá duplicar para mais de 10% em apenas cinco anos.
O mercado continua otimista e nos próximos cinco anos, o crescimento da geração de energia renovável será duas vezes maior que o do gás e do carvão combinados. Enquanto o carvão continua a ser a maior fonte de geração de eletricidade, as energias renováveis reduzem para metade a utilização do carvão, com apenas 17% em 2022.