Produção de veículos elétricos cresce e impulsiona setor solar
Produção de veículos elétricos cresce acompanhando a expansão das energias renováveis e abre oportunidades para empresas do ramo de energia solar fotovoltaica
As buscas por energias alternativas que não poluem, estão cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo e atrai montadoras de veículos elétricos. As indústrias estão de olho nas oportunidades para gerar lucro e com isso contribuir para a preservação do meio ambiente.
A preocupação não é só com o aquecimento global, mas, na necessidade de desenvolver novas tecnologias sustentáveis entre as principais montadoras de carros do mundo.
Algumas delas vêm trabalhando para diminuir o impacto ambiental dos veículos há anos, e a solução por meio dos carros elétricos têm ganhado destaque mundial com o aumento da oferta de modelos e com o crescimento de montadoras especializadas nesse tipo de veículo.
Atualmente grandes montadoras de veículos estão investindo em tecnologias sustentáveis e o crescimento expressivo demonstra que os investimentos irão transformar o mercado automotivo nos próximos anos, forçando assim uma adaptação e criando diversas oportunidades de negócios.
Com a visão das montadoras no futuro garantido e o avanço da tecnologia fotovoltaica as empresas esperam crescimento exponencial nas vendas para os próximos anos.
Novas oportunidades como sistema de compartilhamento de veículos, garagem solar com pontos de recarga usando energia solar fotovoltaica segue com crescimento acelerado e já é realidade em algumas cidades do Brasil.
De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o número de carros elétricos no país dobrou entre 2013 e 2015, quando alcançou a marca de 4,7 mil unidades, mas as expectativas são de que esse número cresça rapidamente, principalmente por conta da redução de impostos anunciada pelo governo.
Esse crescimento força a expansão da tecnologia solar que contribui para o crescimento de soluções como os estacionamentos cobertos por módulos fotovoltaicos, que gera energia através do sol, facilita a recarga dos veículos estacionados, além de ser uma excelente opção de cobertura. Exemplo do estacionamento instalado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fonte: Portal Ekko Green
Para os profissionais da arquitetura e engenharia o mercado que já é aquecido para a implantação das usinas fotovoltaicas nas coberturas dos empreendimentos agora agrega mais valor e beleza com as opções de estacionamentos solares em residências, shoppings, condomínios e indústrias.
O conceito de sustentabilidade e energias renováveis traz inúmeros benefícios para a humanidade e para o planeta. Mudança considerável será sentida na redução da emissão de gases poluentes lançados ao meio ambiente.
Um exemplo prático é o carro movido a gasolina e que corretamente regulado ainda libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Isso equivale a 45 quilos de carvão queimados.
Se comparamos, a oferta de veículos elétricos cresce mais rápido que as opções de veículos movidos a combustíveis fósseis.
A China pretende mudar o quadro de um dos países que mais poluem no mundo e investir pesado em veículos elétricos.
Segundo a Folha de São Paulo, a proposta da China é ousada e prevê esforços acelerados para desenvolvimento de veículos elétricos para o comércio mundial e se tornou defensora da tecnologia forçando montadoras de outros países interessados que não querem ficar para traz.
Até 2015 a briga pela melhor posição entre os países que mais investem na tecnologia, como Estados Unidos, China e Japão, impulsionam ainda mais o restante do mundo.
Segundo publicação no site Ambiente Legal, o mundo se mantem acelerado na produção de veículos elétricos movidos por preocupações ambientais e a China detêm o maior número de carros elétricos produzidos até 2016 e serão previstos mais de 70 milhões veículos em estoque até 2025.
Com o crescimento industrial de veículos elétricos, a necessidade de pontos de carregamento aumentam na mesma proporção que as empresas oferecem soluções para atender essa demanda.
Quando os futuros historiadores olharem para trás, eles vão identificar 2017 como o ano em que os veículos elétricos passaram de uma moda progressiva e promissora para uma inevitabilidade industrial impulsionada pelas energias renováveis.
Fontes:
http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=4441
http://www.plugincars.com/ultimate-guide-electric-car-charging-networks-126530.html
http://www.ambientelegal.com.br/a-ascensao-dos-eletricos
http://www.admycar.com.br/3.4_Ajx/noticias/72/A_crescente_frota_de_carros_eletricos_no_Brasil